terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas no IFPA, Campus Santarém.

O Encontro Estadual de NAPNE da Rede Federal de Educação, que aconteceu em outubro/2010 em Belém, com a participação da Assistente Social Edileusa Lobato, alavancou a ideia de implantar o Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas no Campus Santarém. O Encontro foi significativo para conhecer as ações afirmativas desenvolvidas pelo IFPA e com a representação de todos os campi foi construído, coletivamente, um documento orientador das ações da Educação Inclusiva, para a Rede Federal.
A partir disto, foi elaborado o Projeto para a Implantação do NAPNE, a estrutura para funcionamento e o orçamento para a viabilidade do projeto e encaminhado para a Assessoria de Ações Inclusivas do IFPA/Belém.
 Na preocupação de atender com qualidade a demanda de estudantes com necessidades específicas que farão parte dos quadros discentes, a Coordenação do NAPNE está desenvolvendo um trabalho educativo para identificar os Portadores de Necessidades Específicas advindo dos processos seletivos, inscrições nos cursos do PRONATEC, conselhos de classe, demandas dos professores ou agentes educacionais.
             A equipe buscará conhecer as especificidades do educando, sua história de vida, trajetória escolar, comportamentos socioculturais, situação econômica, possibilidades, desejos individuais e familiares utilizando instrumentais como: diálogo, observação, entrevista, visita domiciliar, entre outros, que se fizerem necessários. É importante identificar barreiras que estejam impedindo ou dificultando o processo educativo do aluno com necessidades específicas e suas múltiplas dimensões e desenvolver um trabalho educacional buscando soluções e alternativas de trabalho que favoreçam o ensino e a aprendizagem, a adaptação e convivência harmônica deste durante seu percurso educacional no IFPA/campus Santarém e garantir, ao final do seu processo formativo, seu ingresso no mercado de trabalho, além de contribuir para formação integral do cidadão e sua saída com êxito da instituição de ensino.
              
Elaborado por: Coordenação do NAPNE/IFPA, Campus Santarém.

Um comentário:

  1. Que bom que o município de Santarém através do IFPA tem se preocupado com o bom atendimento aos portadores de necessidades especiais, isso mostra a evolução nesta área, parabéns a todos.

    ResponderExcluir

Enriqueça o nosso blog com o seu comentário