quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Relato de vivência do Projeto “Educação Sanitária nas Escolas”


          O “Projeto Educação Sanitária nas Escolas” faz parte do Projeto de Iniciação Científica, na orientação da profª Elen Leal, sendo executado pelas alunas do Curso de Saneamento/Subsequente1.
          Este projeto iniciado, em junho/2011, na Escola Municipal Wildes Dias da Fonseca e a Escola Princesa Isabel teve por objetivo desenvolver ações elucidativas sobre Higiene Pessoal e Poluição das Águas. Foram realizadas palestras nas salas abrangendo os alunos do 1º ao 5º ano destas referidas escolas.
O projeto permitiu conhecer um pouco do cotidiano das crianças que participavam ativamente das atividades (palestras, exercícios, brincadeiras) e ressaltamos que o assunto discutido foi bastante argumentado pelos estudantes.  
            Entendemos que os bons hábitos higiênicos são de suma importância para vida do ser humano e é essencial que esta consciência seja desenvolvida ainda na infância, pois é nesta fase que as informações são melhores assimiladas para prática continua.
           A Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças (OMS). A definição de saúde está baseada no equilíbrio entre os seres humanos e os elementos que constituem seu ambiente.  A Escola, assim, pode ser uma aliada nos cuidados pela saúde de seu alunado fazendo com que as crianças se transformem em sujeitos saudáveis, deixando de serem sujeitos focos de doenças. Assim, observamos que a Educação Sanitária e higiene pessoal deveriam ser bastante argumentadas nas famílias e como o tema não é abordado comumente nas mesmas, o projeto preocupou-se de levar além de momentos de diversão, reflexão e conhecimento sobre o tema em destaque de forma ampla.
    Elaborado por: Cleiciane Silva / Diana Maria/ Julie Fernanda